LÍNGUA PORTUGUSA



 AULA ORIENTADA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA




PLANOS DE AULA  6º ANO
ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
DISCIPLINA
LÍNGUA PORTUGUESA
CONTEÚDOS
Classes gramaticais
RECURSOS
Laboratório de informática e textos
OBJETIVOS
* Diferenciar as classes gramaticais;
* Identificar as classes gramaticais no texto;

METODOLOGIA
Pedir aos alunos que façam uma busca na internet do texto indicado pelo professor, logo após fazer a leitura do mesmo e copiar em seu caderno as palavras que indicam as classes gramaticais trabalhadas pelo professor em sala de aula.
AVALIAÇÃO
Será feita mediante o interesse e desenvolvimento do comando da atividade


 

Texto: Os meninos morenos

Os meninos morenos
Eu era um menino cor da terra. Não vou, porém, saber nunca de onde vieram os verdadeiros avós dos avós dos meus avós. Nisso, nós, os meninos brasileiros, somos diferentes dos meninos morenos da Guatemala, do México, da América Central ou de todo o planalto andino. Quando o homem branco chegou na minha terra, encontrou meninos com a carinha igual à todos os meninos que viviam nas florestas úmidas da América ou nas altas montanhas dos Andes. Depois, eles trouxeram os negros da África, que não queriam vir. E vieram também os árabes e outras gentes da Ásia. E todos se misturaram, sem registro e sem cartório.
E aqui ficamos todos da cor da nossa terra e viramos, todos, os brasileiros.
(...)
Quando eu estava
“Quando eu estava te esperando
sentia muita vontade
de comer terra;
Arrancava pedacinhos
De adobe das paredes
e comia.”
Esta confissão de minha mãe
Despedaçou meu coração.
Mamei leite de barro,
Por isso minha pele
É cor de barro.
Ziraldo, Os meninos morenos – com versos de Humberto Akabal.São Paulo: Melhoramentos, 2004.
Interpretação
1. Em que os meninos brasileiros são diferentes dos demais meninos da América Latina?
2. Quem era os avós dos avós dos avós dos meninos dos demais países da América Latina? Se necessário consulte um livro de história.
3. Por que o autor, mesmo sendo adulto, se inclui entre os meninos brasileiros?
4. Poema de Humberto Akabal acompanha o texto de Ziraldo. Há no poema duas vozes:
a) De quem são essas vozes?
b) Levantar hipóteses: Por que a confissão da mãe teria despedaçado o eu- lírico do poema?
5. A que etnia pertence o narrador do texto os meninos morenos?

Gramática

1.      Retire do texto dois substantivos
2.      Faça a flexão das palavras, conforme o modelo:
 Menino
Aumentativo - meninão
Diminutivo – menininho

Moreno, pedaço, montanha, avô, terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário